O Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (13), duas portarias autorizando concursos públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal. Para o INSS, serão 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social. O edital de abertura será publicado em até seis meses, segundo o documento.

O cargo de Técnico do Seguro Social é de nível médio e oferece salário de aproximadamente R$ 6,5 mil. Os aprovados serão convocados conforme a classificação para trabalhar nas agências da Previdência Social espalhadas pelo país.

Thank you for watching

Para a Receita, serão 699 cargos para o quadro de pessoal da Secretaria Especial. Do total de vagas, 469 são para o cargo de analista-tributário e 230 para o cargo de auditor-fiscal.

“Finalmente faremos um concurso para admissão de mil novos servidores para iniciar a recomposição da força de trabalho dos servidores do INSS. Levando em consideração que nós acabamos de sair de uma pandemia que afetou o mundo inteiro e esse é um dos únicos concursos que foi autorizado, isso demonstra a sensibilidade desse governo em voltar os seus olhos para o atendimento das pessoas, principalmente das mais vulneráveis, parcela da população que é atendida nas agências do INSS”, disse, em nota, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira.

Segundo o ministro, o número de vagas não é o quantitativo inicialmente solicitado pelo órgão, mas representa um avanço. “Levando em consideração todas as restrições que passamos por conta da pandemia e a consequente crise econômica no mundo, foi o número que conseguimos. Isso já demonstra a preocupação com uma autarquia tão importante como é o INSS, autarquia presente na vida de praticamente toda a família brasileira”, completa Oliveira.

Para o presidente do INSS, Guilherme Serrano, “a autorização do concurso foi uma grande conquista para recompor a mão de obra do INSS demonstra o compromisso do Governo Federal com a autarquia, que tem enorme relevância para o País”.

Fonte: Voz da Bahia