Mais de 30 municípios da Bahia foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas, segundo dados enviados pelas prefeituras à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) nesta quarta-feira, 30. 

Das 32 cidades atingidas, nove decretaram situação de emergência, sendo elas: Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Prado, Vereda e Nova Viçosa. Além disso, 229 pessoas estão desabrigadas, 3.696 desalojadas e o total de atingidos chega a 33.056. 

Nesta quarta, equipes técnicas da Sudec foram encaminhadas a municípios baianos para realizarem um levantamento sobre os locais mais afetados. 

Ao longo do mês de novembro, o volume acumulado de chuvas em Salvador, capital baiana, foi de 208,7% da média história, registrando 225,8 mm de chuvas, enquanto o esperado era de 108,2 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Previsão do Climatempo alerta para riscos de novos temporais em todo o Nordeste, especialmente no sul e leste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. 

A previsão é que a chuva forte continue no Estado baiano nos próximos dias, “com potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas”.

Confira lista dos municípios afetados na Bahia:

Baixa Grande
Itabuna
Santa Cruz Cabrália
Itamaraju
Belo Campo
Cícero Dantas
Catu
Ibicaraí
Ibicuí
Ibotirama
Itambé
Maragojipe
Nova Viçosa
Prado
Teixeira de Freitas
Wenceslau Guimarães
Marcionílio Souza
Aiquara
Caravelas
Floresta Azul
Medeiros Neto
Santo Antônio de Jesus
Cachoeira
Juazeiro
São Félix
Dário Meira
Cipó
Sátiro Dias
Aurelino Leal
Vereda
Inhambupe
Itarantim

Fonte: Jovem Pan