O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, telefonou para o atual governante do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (9) e declarou apoio à democracia brasileira. Um comunicado conjunto dos dois países revelou o conteúdo da conversa entre os chefes de estado.

Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições, em 2022, vencidas pelo por Lula. O presidente americano também condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder.

No telefonema, os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança.

O presidente dos EUA também convidou Lula para visitar Washington, a capital americana, no início de fevereiro, para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum. O convite foi prontamente aceito pelo petista.

Lula já previa uma viagem aos Estados Unidos em fevereiro. A potência americana estava na lista de prioridades do petista, que, antes, deve visitar os vizinhos Argentina, no dia 23 de janeiro, e Uruguai, no dia 25 do mesmo mês. Portugal e China devem fechar as visitas prioritárias do presidente brasileiro. 

Bahia Notícias