A Prefeitura Municipal de Filadélfia, por meio da Secretaria de Administração, realizou neste final de semana a tradicional festa de queima de Judas no Sábado de Aleluia, nos povoados de Aguadas e Riacho das Pedrinhas que acontece tradicionalmente há mais de 35 anos.

O evento por mais simples que pareça ser, é de grande importância para o município, pelo fato de estar enraizado nas tradições do povo filadelfense, a prova disso é que este ano os povoados de Aguadas e Riacho das Pedrinhas, receberam visitantes de várias partes do município.

Como de costume, foi lido o testamento do Judas ao som de muitas risadas, após a leitura houve a tão esperada queima do judas e logo em seguida aconteceu a festa dançante ao som de Bandas Locais e Regionais que abrilhantaram os eventos das Comunidades.

Queima de Judas – É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

O prefeito Louro Maia fez questão de participar e compareceu nas duas localidades. “Essa é uma tradição de muitos anos, passada de geração para geração. Muitos dos que continuam com a queima de Judas em suas comunidades hoje, curtiram isso quando eram pequenos, para as crianças e adolescentes hoje em dia isso é novidade. A tecnologia se fortalece dia após dia, enquanto perdemos essas tradições e brincadeiras, por isso fazemos o possível para mantê-las vivas”, comentou o prefeito.

“A gestão Louro Maia trabalha para fazer acontecer esses eventos tradicionais e culturais em nosso município, inclusive realizamos diversos serviços de infraestrutura nos dois povoados para que tudo ocorresse com êxito”, frisou Batista, secretário de Administração.

Prefeitura de Filadélfia