A proposta de reajuste dos servidores da Bahia chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última quinta-feira (2), encaminhada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicada nesta sexta (3), no Diário Oficial do Legislativo (DOL).

O projeto, que segue para análise das comissões temáticas da Casa, estabelece um reajuste 

linear de 4%, sendo 2% concedidos a partir de 1° de maio e outros 2% a partir de 31 de agosto para todos os servidores ativos e inativos.

De acordo com a proposição, as alterações das estruturas remuneratórias devem produzir um acréscimo de R$122.348.896 na despesa pessoal deste ano. Já o impacto do aumento para os anos de 2025 e 2026 produzirá R$198.154.394 na despesa pessoal.

“O Estado, ao elaborar os estudos para estas alterações das estruturas remuneratórias, considerou a necessidade de manter o equilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas”, diz um trecho da mensagem do Executivo.

O acréscimo salarial atende as seguintes áreas: professores e coordenadores pedagógicos; técnicos em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Metrologia e Qualidade; Fiscalização Agropecuária e Regulação; Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação; Grupo Artes e Cultura; jornalistas e técnicos administrativos.

O petista ainda solicitou que a matéria tramite em regime de urgência na Casa Legislativa.

Fonte: Bahia.ba